“A interatividade é fruto de um conjunto de
características”
características”
Características como bidirecionalidade, resposta imediata, controle do usuário, quantidade de ações
do usuário, respostas (feedback), transparência, entre outras, se consideradas isoladamente não garantem o caráter interativo da comunicação.
• Relaciona interatividade, à extensão do quanto um usuário pode participar ou influenciar, na modificação imediata da forma e do conteúdo de um ambiente computacional.
• A interatividade se diferenciaria de termos como engajamento e envolvimento, sendo uma variável direcionada pelo estímulo e determinada pela estrutura tecnológica do meio.
• velocidade - a taxa com que um input pode ser assimilado
pelo ambiente mediado. A interação em tempo real
configura o mais alto valor dessa variável;
• mapeamento - a habilidade do sistema em mapear seus
controles em face das modificações no ambiente mediado
de forma natural e previsível. Exemplos: shell e joystick em
forma de volante.
• amplitude (range) - refere-se ao número de possibilidades
de ação em cada momento. O que pode ser mudado
depende das características do meio, mas inclui:
– ordenamento temporal - a ordem em que os eventos
ocorrerem;
– organização espacial - onde os objetos aparecem;
– intensidade - altura do som, brilho das imagens, etc;
– características de frequência - timbre, cor, etc. ;
Classificação de Interatividade
Estes níveis de interatividade são baseados numa tecnologia específica. O que fez com que esta classificação se tornasse obsoleta. Como exemplo podemos comparar os níveis de interatividade
propostos para a TV a cabo:
– Nível 0: ligar/desligar e mudar de canal
– Nível 1: Visualização de mais de um canal simultaneamente
– Nível 2: Transmissão de informações opcionais, sem relação obrigatório com o programa em andamento
– Nível 3: Qualquer forma de armazenamento de conteúdo
– Nível 4: Paper-view, jogos, videophone, serviços bancários,etc.
do usuário, respostas (feedback), transparência, entre outras, se consideradas isoladamente não garantem o caráter interativo da comunicação.
• Relaciona interatividade, à extensão do quanto um usuário pode participar ou influenciar, na modificação imediata da forma e do conteúdo de um ambiente computacional.
• A interatividade se diferenciaria de termos como engajamento e envolvimento, sendo uma variável direcionada pelo estímulo e determinada pela estrutura tecnológica do meio.
Três fatores contribuem para a interatividade são:
• velocidade - a taxa com que um input pode ser assimilado
pelo ambiente mediado. A interação em tempo real
configura o mais alto valor dessa variável;
• mapeamento - a habilidade do sistema em mapear seus
controles em face das modificações no ambiente mediado
de forma natural e previsível. Exemplos: shell e joystick em
forma de volante.
• amplitude (range) - refere-se ao número de possibilidades
de ação em cada momento. O que pode ser mudado
depende das características do meio, mas inclui:
– ordenamento temporal - a ordem em que os eventos
ocorrerem;
– organização espacial - onde os objetos aparecem;
– intensidade - altura do som, brilho das imagens, etc;
– características de frequência - timbre, cor, etc. ;
Classificação de Interatividade
Estes níveis de interatividade são baseados numa tecnologia específica. O que fez com que esta classificação se tornasse obsoleta. Como exemplo podemos comparar os níveis de interatividade
propostos para a TV a cabo:
– Nível 0: ligar/desligar e mudar de canal
– Nível 1: Visualização de mais de um canal simultaneamente
– Nível 2: Transmissão de informações opcionais, sem relação obrigatório com o programa em andamento
– Nível 3: Qualquer forma de armazenamento de conteúdo
– Nível 4: Paper-view, jogos, videophone, serviços bancários,etc.
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